Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Doença dificulta a passagem dos alimentos do estômago para o esôfago

Sobre a Acalásia

Transtorno do esôfago, a Acalásia caracteriza-se pela ausência de contrações musculares coordenadas e pela falta de relaxamento que afeta o mecanismo de funcionamento da cárdia (esfíncter esofágico inferior), alterando o caminho dos alimentos do esôfago para o estômago. A doença tem como origem as alterações das estruturas nervosas do órgão, e pode ser consequência de infecção pelo Trypanossoma cruzi (Doença de Chagas) ou de causa desconhecida (idiopática).

Sintomas

O principal sintoma da Acalásia é a sensação de retenção do alimento na metade do peito que pode apresentar-se subitamente, porém costuma começar aos poucos e apenas com sólidos. Posteriormente, a dificuldade também pode ser encontrada na ingestão de líquidos.  Outro sintoma típico é a dor torácica, geralmente como sensação opressiva no centro do peito, que se irradia para a omoplata e, às vezes, ascendendo para a fúrcula esternal, mandíbula e até para os ouvidos. A percepção pode acontecer durante a refeição ou fora dela. A perda de peso em quantidade variável, geralmente relacionado com a intensidade dos sintomas referidos também é um indicativo da doença.

A suspeita do transtorno pode ser confirmada por meio de exames como a radiologia, manometria e a endoscopia. Vale ressaltar que não existe, até o momento, nenhum tipo de tratamento capaz de fazer a função de o esôfago retornar à normalidade. Os métodos atuais são paliativos e feitos com a finalidade de reduzir a pressão no esfíncter inferior do esôfago para aliviar a disfagia, de preferência sem facilitar o refluxo gastroesofágico.

 

Leia Mais