Cálculos na Vesícula Biliar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Sobre os Cálculos na Vesícula Biliar

Localizada na parte superior direita do abdome, a vesícula biliar tem a função de armazenar a bile, substância produzida pelo fígado para a digestão de gorduras. A bile possui vários componentes que, quando em desequilíbrio, podem precipitar e formar cálculos (pedras na vesícula).Entre os fatores de risco para o aparecimento dos cálculos estão: sexo feminino, idade acima de 60 anos, gestações, dieta rica em gorduras e pobreem fibras, histórico familiar de problemas de vesícula, diabetes e perda rápida de peso.

Diagnóstico e Tratamento

Os principais sintomas são: dor abdominal em cólica na parte superiordo abdome, do meio para a direita, às vezes irradiando para as costas e o ombro, além de náuseas e vômitos. Na presença de infecção, podem ocorrerfebre e calafrios. As crises de dor ocorrem frequentemente após a ingestão de alimentos gordurosos. Nem todos os pacientes possuem sintomas, e oscálculos muitas vezes são achados ocasionais em exames de rotina. O diagnóstico geralmente é feito a partir de exames de imagem, sendo o mais comum o US abdominal. Cálculos grandes e assintomáticos podem não requerer tratamento.

Para pacientes sintomáticos ou com pequenos cálculos, o tratamento é cirúrgico, através da retirada da vesícula. Os cálculos pequenos apresentam maior risco porque podem obstruir os ductos biliares ou o ducto pancreático, causando infecção e pancreatite. Na ausência de complicações, a cirurgia pode ser feita por via videolaparoscópica, sem grandes cortes na parede abdominal. A vesícula não é um órgão indispensável. Após a sua retirada, o fígado continuará a produzir a bile, entretanto, como não há mais o armazenamento (estoque) de bile, a ingestão de alimentos muito gordurosos no pós-operatório poderá causar diarreia.

*As informações encontradas aqui não substituem a avaliação e o parecer de um profissional de saúde. Em caso de dúvidas, procure o especialista.

Leia Mais