Constipação intestinal (prisão de ventre)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Constipação intestinal

As causas mais comuns são a baixa ingestão de água e fibras, sedentarismo, determinados medicamentos, gravidez, viagens, uso abusivo de laxantes e problemas neurológicos. 

A constipação ou intestino preso acontece quando a freqüência de evacuações é baixa, com fezes ressecadas e endurecidas, causando desconforto. Geralmente a constipação acontece quando o intestino grosso tem movimentos lentos e absorve água das fezes de forma excessiva.

Muitas pessoas com hábito intestinal normal (regular) acham que são constipadas porque acreditam que é necessário evacuar todos os dias. Isso não é verdade. Cada indivíduo tem um ritmo intestinal diferente, sendo normal evacuar três vezes por dia ou até três vezes por semana.

A constipação é mais comum nas mulheres com idade acima de 50 anos. As causas mais comuns são a baixa ingestão de água e fibras, sedentarismo, determinados medicamentos, gravidez, viagens, uso abusivo de laxantes e problemas neurológicos.

Além da dificuldade na evacuação, com esforço e desconforto, são comuns sensação de empachamento, gases, distensão abdominal, pressão retal e sensação de evacuação incompleta. A constipação não tratada pode evoluir com complicações, como fissuras e sangramento.

 O tratamento inicial envolve o consumo de fibras (frutas, vegetais,farelos e suplementos), aumento da ingestão hídrica e prática de atividade física. Deve-se evitar aumentar de forma súbita a ingestão de fibras, o que pode causar grande formação de gases. Existem medicamentos específicos para a constipação refratária, além de tratamentos alternativos, como a fisioterapia (biofeedback). Também pode ser necessário trocar ou suspender medicamentos de uso diário, sempre sob supervisão médica.

*As informações encontradas aqui não substituem a avaliação e o parecer de um profissional de saúde. Em caso de dúvidas, procure o especialista.

Leia Mais