Estresse pode causar problemas digestivos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Estresse pode causar problemas digestivos

Dores, diarreia e má digestão podem ser causadas por situações que geram preocupações ou ansiedade.

O estresse pode ocasionar várias doenças e afetar todo o organismo, incluindo o trato gastrointestinal. Pessoas em situações de estresse podem canalizar suas emoções para determinados órgãos e sistemas, causando sua disfunção.

Dores, diarreia e má digestão podem ser reflexos de situações que geram preocupações ou ansiedade. Segundo artigo publicado pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, há evidências de que o estresse agudo altere as funções gastrointestinais por meio do sistema nervoso. Tudo indica que o movimento (peristaltismo) gástrico é inibido e , sendo assim, ocorre interferência na produção e secreção do suco gástrico e enzimas digestivas. Os problemas podem ser agravados por maus hábitos de vida, como sedentarismo, tabagismo, etilismo e má alimentação.

Algumas alterações do aparelho digestivo relacionados ao estresse são: úlceras, gastrites e doença do refluxo gastroesofágico. Situações de estresse também podem interferir no funcionamento intestinal, causando diarreia, constipação, flatulência, síndrome do intestino irritável e até mesmo ativação de doenças inflamatórias.

*As informações encontradas aqui não substituem a avaliação e o parecer de um profissional de saúde. Em caso de dúvidas, procure o especialista.

 

 

Leia Mais