Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Sobre a Gastrite

Inflamação do revestimento do estômago, a doença pode tonar-se aguda ou crônica e ainda causar úlceras, sangramentos e até o câncer

A gastrite é uma inflamação das paredes do estômago que pode produzir sintomas com indigestão, arrotos frequentes e dor abdominal. Dentre as principais causas desse mal, estão: abuso do álcool, ingestão de anti-inflamatórios por longa data, estresse e nervosismo. A origem mais provável da doença está na fraqueza da barreira mucosa que protege a parede estomacal, permitindo que os sucos digestivos produzidos pelo estômago causem danos ao tecido que reveste o órgão.

Essa alteração pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori, que vive justamente no revestimento do estômago. Outras bactérias e vírus também podem ocasionar infecções que levam à gastrite. Especialistas também acreditam que o refluxo da bile para dentro do estômago possa gerar a doença.

O tratamento da Gastrite

O tratamento para a inflamação geralmente é bem sucedido. Dependendo da origem, a recuperação pode demorar mais do que o previsto. O importante é iniciar logo o tratamento para evitar complicações mais graves. A gastrite não tratada pode causar: úlceras, sangramento no estômago e câncer, em casos mais graves, especialmente se houver mudanças nas células que compõem o revestimento do estômago. A doença pode durar pouco tempo, na chamada gastrite aguda, ou pode persistir por meses e até mesmo anos, quando é o caso da gastrite crônica.

O tratamento dessa inflamação é feito associando uma dieta adequada aos medicamentos receitados pelo gastroenterologista para diminuir a acidez do estômago, proteger a mucosa inflamada e diminuir a dor. Procure um especialista se sentir dores na região da barriga e do abdômen e se apresentar fezes escuras ou sangue no vômito. Na consulta, descreva todos os seus sintomas e aproveite para tirar todas as dúvidas.

*As informações encontradas aqui não substituem a avaliação e o parecer de um profissional de saúde. Em caso de dúvidas, procure o especialista. 

Leia Mais