Prevenção do Câncer Intestinal

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O câncer do Intestino grosso (cólon ou reto) é o quarto tumor maligno mais freqüente, em ambos os sexos, com mortalidade significativa. Observa-se maior incidência entre os 50 e 70 aos de idade, com crescimento significativo já a partir dos 40 anos.

Para que ocorra redução da incidência e da mortalidade, é fundamental o rastreamento em pessoas assintomáticas, como forma de prevenção e de diagnóstico precoce, já que as possibilidades de cura são bastante altas quando o problema é descoberto precocemente.

A Colonoscopia é o melhor exame para prevenção do câncer do intestino grosso. Este exame detecta as lesões pré-malignas, precursoras do câncer, chamadas de pólipos intestinais, possibilitando a retirada dos mesmos durante o próprio exame. Além disso, é capaz de detectar as lesões malignas em uma fase bem inicial, permitindo, muitas vezes, a retirada pela via endoscópica, sem a necessidade da cirurgia convencional.

A Colonoscopia é o exame endoscópico do colón (intestino grosso) e muitas vezes também do íleo terminal (porção final do intestino delgado). Apesar de invasivo, é um procedimento bastante seguro quando realizado por médico especializado, em instituições preparadas para o mesmo. Habitualmente é realizado sob sedação venosa assistida por médico anestesiologista de maneira segura e confortável.

A maioria dos especializados recomenda que todas as pessoas com idade maior ou igual a 50 anos, independente da presença de sinais ou sintomas ou história familiar de câncer intestinal, devem ser submetidas a uma colonoscopia. Além disso, há pacientes considerados de alto risco, que devem ser acompanhados com colonoscopias periódicas: história pessoal de pólipos adenomatosos, neoplasia colo-retal, de mama, endométrio e ovários, doença inflamatória intestinal (reto colite ulcerativa idiopática e doença de Crohn), história familiar de câncer intestinal, além de algumas síndromes familiares (como a polipose adenomatosa familiar).

Procure seu médico e informe-se. A prevenção é fundamental.

Leia Mais